quarta-feira, 1 de abril de 2015

Tatuzão chega à futura estação AACD-Servidor da Linha 5-Lilás do Metrô

30/03/2015 - Portal do Governo do Estado de SP

O Tatuzão chegou à futura estação AACD-Servidor da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo. Desde o início da operação da tuneladora Shield, que partiu do Poço Bandeirantes em setembro de 2013, mais de 2.400 metros de túneis já foram construídos. E foi nesta segunda, 30, que a roda de corte da máquina com 10,5 metros de diâmetro rompeu a parede de concreto, a última barreira que separa o túnel do corpo da nova estação. 

"Aqui [Linha 5-Lilás] são dez estações que nós vamos entregar. Mais de 10km de Metrô. Chegando até Chácara Klabin, interliga com a Linha 2, e também até Santa Cruz, interliga com a Linha 1, a Norte-Sul. Uma expectativa de 780 mil passageiros/dia, é a chamada Linha da Saúde, pois atende o Hospital do Servidor, a AACD, o Hospital São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos, muitas clínicas e muitos hospitais", disse o governador Geraldo Alckmin na chegada do Tatuzão. 

Para a expansão da Linha 5-Lilás, o Governo do Estado faz um investimento de R$ 8,9 bilhões, incluindo a compra de 26 novos trens. Um empreendimento que gera 5.500 empregos diretos. Após a estação Adolfo Pinheiro, entregue em 2014, serão mais 10 km de extensão e outras 10 estações: Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. 

Quando estiver pronta, estima-se que a AACD-Servidor vai beneficiar cerca de 22 mil pessoas diariamente. A estação ficará na rua Pedro de Toledo, entre as avenidas Ibirapuera e Professor Ascendino Reis, terá 25 metros de profundidade, 24.343 metros quadrados e será composta por dois acessos, duas plataformas laterais, 12 escadas rolantes, seis elevadores, além de um estacionamento com dois pavimentos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário