terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Alckmin promete edital para nova linha do metrô

11/01/2014 - R7

Secretário de Transportes Metropolitanos prevê que novidades vão avançar nos próximos dias


Thiago de Araújo | Facebook

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, disse nesta sexta-feira (10), durante o teste com a imprensa do primeiro trem da linha 15-Prata do monotrilho, que o governador Geraldo Alckmin tem duas metas para o mês de janeiro na área do transporte. Os anúncios vão contemplar as linhas 5-Lilás e a 18-Bronze.

Na próxima semana, o governador Geraldo Alckmin espera lançar o edital para a linha 18-Bronze. A nova rota sairá da estação Tamanduateí (linha 2-Verde), passando por municípios do ABC paulista, como São Caetano, Santo André, indo até São Bernardo do Campo. No futuro, a linha irá até Diadema. Em outubro do ano passado, Alckmin previa que o edital — em regime de PPP (Parceria Público-Privada) — sairia até novembro, o que não aconteceu.

Jurandir Fernandes garantiu que as cobranças por parte do governador são constantes sobre o tema, uma vez que a meta era de que as obras tivessem início já neste mês. Mas sem edital, licitação e assinatura de contrato para a linha, não há ainda uma previsão possível para que a linha 18-Bronze comece a sair do papel. A meta é de que a operação comece em 30 meses, a partir do início das obras, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal, ao custo de R$ 500 milhões.

— O governador tem insistido muito que quer lançar esse edital (da Linha 18) na semana que vem.

Na última semana de janeiro, o governo estadual espera inaugurar a estação Adolfo Pinheiro da linha 5-Lilás do metrô. Os primeiros testes no local foram feitos em dezembro e a inauguração, estimada para o dia 25 de janeiro, data do aniversário de São Paulo, já foi descartada. De acordo com Fernandes, até o fim do mês deve ter início a operação não comercial, ou seja, de testes, com a abertura para a população entre 30 e 60 dias.

— Via de regra, você trabalha nos fins de semana, no sábado à tarde e domingo o dia todo. Depois começamos nos dias úteis, das 10 h às 15 h, depois até as 16 h, 17 h, antes de abrir para o horário de pico. Vamos fazer isso também em Adolfo Pinheiro, que vai começar a operar aos sábados e domingos. Será no final do mês.

Adolfo Pinheiro tinha previsão de entrega no ano passado, mas sofreu um atraso em razão de denúncias sobre um suposto acerto entre as empresas vencedoras da licitação para a obra.

As obras chegaram a ser suspensas entre outubro de 2010 e julho de 2011, quando foram retomadas. A linha 5 já liga o Capão Redondo ao Largo do Treze, em Santo Amaro, na zona sul da capital. Quando concluída, ela deve chegar até a estação Chácara Klabin, que hoje atende a linha 2-Verde do metrô.

Novo monotrilho não sai mais em 2014

Já sobre a linha 17-Ouro, que também será um monotrilho que ligará o Morumbi ao Jabaquara, passando pelo aeroporto de Congonhas, Jurandir Fernandes explicou que, ao contrário do que desejava o governo Alckmin, a obra não será inaugurada neste ano. O secretário revelou que o primeiro trem chegará apenas em agosto e que há uma série de desafios a serem superados.

— Aquele monotrilho da linha 17-Ouro, nós estamos com a previsão de chegada do primeiro trem só em agosto. Ele está sendo montado na Malásia, os primeiros são montados lá, e depois um sistema está sendo trazido peças, já temos técnicos no Rio de Janeiro, onde as peças estão sendo colocadas para a montagem lá. A partir de um certo número, alguns desses componentes serão fabricados no Brasil, até para dar a nacionalização de 65%, que é exigência do BNDES. Primeiro trecho não é 2014, que era o nosso grande sonho.

Quando concluída, a linha 17 terá 18 estações ao longo de 18 km, com conexões com três linhas do metrô e uma da CPTM. Segundo o Metrô, 450 mil passageiros deverão utilizar essa linha quando estiver em pleno funcionamento.

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