quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Alckmin apresenta monotrilho e promete operação para abril

31/10/2013 -  Folha de SP



Em julho de 2012, após visitar as obras do monotrilho que ligará a estação Vila Prudente ao Oratório, na zona leste da capital paulista, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), prometeu que a primeira etapa do projeto seria entregue à população ainda em 2013.

"As obras estão em um bom ritmo e devemos entregar no ano que vem as estações Vila Prudente e Oratório e o pátio Oratório", afirmou o governador à ocasião.

Ontem, ao voltar ao local, não deixou de cumprir a promessa: entregou aos presentes uma miniatura, feita em papel cartão, do monotrilho que deve começar a operar parcialmente em janeiro e, comercialmente, em abril, segundo a nova previsão.

O monotrilho será o primeiro a rodar no Estado. Mais barato e mais rápido de construir que o metrô, terá capacidade para levar até 48 mil passageiros por hora, 1.000 em cada composição --"o equivalente a 15 ônibus", como enfatizou Alckmin.

O custo total da linha, que deve ser expandida até o extremo leste, com conexão no terminal de ônibus de São Mateus, é de R$ 6, 4 bilhões --cerca da metade do custo do metrô, segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Também haverá conexão com a estação Ipiranga, da linha 10-Turquesa da CPTM.

O primeiro trecho --entre Vila Prudente e Oratório-- será operado por quatro trens. Um deles ficou ontem em exposição na garagem e atraiu a atenção inclusive de operários, que aproveitaram para fotografar o interior da composição.

Alckmin passeou pelo interior dos vagões e elogiou o "maior monotrilho do mundo". O trem é produzido pela Bombardier, uma das empresas acusadas pela Siemens de participar do cartel que agiu em licitações do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário