quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Dilma anuncia metrô em São Gonçalo

11/09/2013 - O São Gonçalo



A verba será investida na revitalização de um trecho de 22 quilômetros, sendo 17,7 em viadutos e 4,3 em superfície.

Acompanhada do governador Sérgio Cabral e do vice-governador Luiz Fernando Pezão, a presidente Dilma Rousseff anuncia, amanhã, no Clube Mauá, no Centro, a obra mais esperada dos últimos 20 anos em São Gonçalo: a linha 3 do Metrô que ligará a cidade a Niterói. A ligação com Itaboraí ficará para um segundo momento. Orçada em 2,7 bilhões, a nova linha será bancada com dois terços do governo federal e o restante do governo do estado.

A verba será investida na revitalização de um trecho de 22 quilômetros, sendo 17,7 em viadutos e 4,3 em superfície. As obras, segundo a União, terão início em dezembro ainda deste ano com previsão de término para até três anos, beneficiando cerca de R$ 1,6 milhão de pessoas.

O prefeito Neilton Mulim destaca a obra como um marco para a melhoria da mobilidade urbana em São Gonçalo.

"Quando eu era deputado federal, sempre procurei mostrar a importância da obra para a cidade na tribuna da Câmara Federal. A Linha 3 agora é uma realidade", informou.

Calcula-se que 70% dos usuários da Linha 3 (cerca de 600 mil passageiros/dia) terão como destino a cidade do Rio, utilizando a Estação Araribóia, a maior estação do sistema como estação terminal e de integração. Essa estação ficará ao lado de onde hoje fica o terminal das Barcas de Niterói. Será a maior integração intermodal do país e a primeira a incluir um terminal aquaviário.

A outra estação terminal é Guaxindiba, em São Gonçalo. Há uma expectativa de ampliar o sistema até Itambi, em Itaboraí, ainda sem previsão.

A expectativa é reduzir o tempo de deslocamento entre as duas pontas da linha de duas horas para 40 minutos, garantindo um transporte limpo e seguro.

As outras estações que compõem o percurso do metrô são: Jansen de Melo, Barreto, Neves, Vila Lage, Paraíso, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Trindade, Alcântara e Jardim Catarina.

Fonte: Jornal O São Gonçalo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário