quarta-feira, 17 de abril de 2013

Catracas do Metrô vão aceitar bilhete único mensal


17/04/2013-  O Estado de SP

Técnicos da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos concluíram que o bilhete único mensal proposto pela Prefeitura de São Paulo poderá ser aceito nas catracas do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Falta agora o governo do Estado decidir se a cobrança de uma única tarifa mensal, que será feita nos ônibus, também poderá ser feita na rede metroferroviária.

Técnicos do governo avaliaram que o custo para a implementação do novo sistema deve ficar abaixo dos R$ 400 milhões estimados pela Prefeitura, para a criação do bilhete único mensal dos ônibus. As estimativas iniciais dão conta de que entre 10% e 20% dos passageiros que hoje usam ônibus e Metrô vão migrar para o novo modelo de cobrança. O Estado, no entanto, espera uma avaliação mais completa por parte da SPTrans, empresa da Prefeitura que controla o bilhete único, sobre o total de usuários do novo cartão. E só então vai decidir se os custos para fazer a cobrança mensal poderão ser pagos pelo Metrô e pela CPTM sem desequilibrar as contas.

CADASTRO SERÁ PELA INTERNET

Adaptação da tecnologia vai ficar a cargo da São Paulo Transporte (SPTrans), empresa municipal que administra os ônibus

Como vai funcionar

1. O usuário vai fazer o cadastro pela internet para receber o bilhete único mensal

Será necessário enviar uma foto para o registro. Se a pessoa não tiver acesso à internet, poderá cadastrar-se em um posto da SPTrans. O bilhete único mensal será enviado por correio para a casa do usuário

2. Cadastrado, ele vai pagar um valor fixo por mês, que ainda não foi definido. Em troca, vai poder usar o bilhete único mensal para viagens ilimitadas durante 31 dias

Para evitar fraudes, a SPTrans emitirá cada cartão com a foto de seu proprietário, que não poderá transferí-lo. Além disso, vai rastrear mensalmente o uso do bilhete, para ver se não foge da normalidade das viagens feitas por aquela pessoa

O passageiro teria de fazer um mínimo de 46 viagens por mês para o valor compensar

Para quem compensaria:

= Quem usa metrô e ônibus para ir e voltar do trabalho, 20 dias ao mês (gasto mensal de R$ 186), se o metrô adotar o sistema

= Quem usa só ônibus para ir e voltar do destino diário, mas pelo menos 24 dias por mês (gasto mensal de R$ 144)

O que falta definir

1) Quanto vai ser o repasse público para as empresas de ônibus para compensar a perda de receita. Segundo a Prefeitura, esse subsídio não vai passar de R$ 400 milhões*

2) Como vai ser a divisão do subsídio - quanto a Prefeitura e o Estado vão pagar

3) Como será a substituição das catracas para incluir biometria, anunciada como possível medida de segurança

*NESTE ANO, A PREFEITURA ESTIMA QUE VAI PAGAR R$ 660 MILHÕES EM OUTROS SUBSÍDIOS PARA AS EMPRESAS DE ÔNIBUS; ESSES R$ 400 MILHÕES SERIAM ADICIONAIS

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