sábado, 19 de janeiro de 2013

Testes do CBTC na Linha 2 de SP terminam em março

17/01/2013 - Revista Ferroviária

O Metrô de São Paulo deve finalizar até o final de março os testes do sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação (CBTC - Communications-Based Train Control) que está sendo implantando na Linha 2- Verde (Vila Prudente-Vila Madalena). Os testes são realizados aos domingos, em períodos pré-estabelecidos pelo Metrô, devido ao menor número de usuários. O Metrô divulga os horários semanalmente e o transporte de passageiros no trecho interrompido é feito por ônibus gratuito.

O sistema CBTC ainda não está instalado em toda a Linha 2-Verde. Atualmente, somente no trecho entre as estações Vila Prudente e Sacomã. Existe também o projeto para implantar o sistema nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. A partir dos resultados obtidos na Linha 2- Verde, serão definidas as necessidades e os períodos de testes nas outras linhas. A Alstom é a responsável pela tecnologia.

O CBTC é considerado por operadoras como um dos melhores sistemas de controle de trens mais moderno do mundo e está em operação em linhas de metrôs nas cidades de Nova York, Londres e Paris, entre outras. Quando esse sistema estiver funcionando plenamente, o intervalo entre um trem e outro será reduzido e a capacidade de transporte ampliada em cerca de 20%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário