terça-feira, 16 de outubro de 2012

Linha 4 completa um ano de operação plena

16/10/2012 - Via Trólebus

Nesta terça feira a linha de metrô mais nova da cidade de São Paulo completa um ano de operação plena. A linha foi inaugurada em 2010 apenas com as estações Paulista e Faria Lima. Já no ano seguinte as estações Luz, República, Pinheiros e Butantã completaram a chamada primeira fase que atendem ao usuário de domingo a sexta-feira das 4h40 à meia-noite e sábado das 4h40 até a 1h.
Linha 4 em números
Neste primeiro ano de operação foram transportados 160,3 milhões de passageiros, de acordo com a ViaQuatro, concessionária que opera a linha. O recorde foi alcançado na última quinta-feira, véspera de feriado, quando 677 mil passageiros passaram pelo ramal. Neste 12 meses, os 14 trens da linha 4-Amarela, construídos pelas empresa Rotem na Coreia do Sul, fizeram 229.962 viagens e percorreram uma distância de 2,3 milhões de km.
A característica mais notável da linha 4 é o sistema driverless, que permite operação sem condutor na cabine. De acordo com o diretor de atendimento da ViaQuatro, Claudio Andrade, considerando o número de passageiros e de estações é a linha que possuí driverless mais movimentada em todo o mundo, com um transporte médio de 110 mil usuários por estação/dia: "Completar o primeiro ano de operação comercial é um grande orgulho para a ViaQuatro, pois representa a superação de muitos desafios" – disse Claudio em entrevista ao portal Terra.
Segunda Fase
A linha ainda não está completa. Na segunda etapa, prevista para ser concluída a partir de 2014, serão entregues as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. A terceira fase do ramal chega ao município de Taboão da Serra com uma estação que leva o mesmo nome e outra estação intermediaria chamada de Jardim Jussara.
Por Renato Lobo



Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário