terça-feira, 16 de outubro de 2012

Guarulhos terá extensão da Linha 2-Verde do Metrô SP

15/10/2012 - Diário de S. Paulo

Será lançado hoje pelo governador Geraldo Alckmin o edital das obras de extensão da Linha 2-Verde, trecho que vai ligar a Estação Vila Prudente até às imediações da Rodovia Presidente Dutra, próximo a Guarulhos, na Grande São Paulo. O início da construção está previsto para o segundo semestre de 2013.

O novo trecho, que será subterrâneo, terá 13,5 quilômetros de extensão e contará com 12 estações: Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Dutra. A expectativa é transportar 600 mil usuários por dia.

As obras vão ser divididas em duas fases. Na primeira será construído o trecho Vila Prudente-Vila Formosa, com quatro estações e 3,3 quilômetros, com previsão de entrega para 2020. O investimento vai ser de R$ 2,3 bilhões. Já a segunda etapa prevê a implementação da ligação Vila Formosa-Dutra, com inauguração prevista para 2025.

A extensão da Linha 2-Verde terá interligação na Estação Penha com a Linha 3-Vermelha. Também são previstas interligações com linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que ainda serão construídas. São elas a 11-Coral, na Penha; 6-Laranja, em Anália Franco; 12-Safira e 13-Jade, no Tiquatira.

Para o especialista em trânsito Flamínio Fichmann, o projeto vai beneficiar mais os moradores da Zona Leste. Ele diz que para atender melhor os usuários de Guarulhos deveria ser construída outra estação. "No centro do município, onde se concentra a demanda de passageiros."


Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário