quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Metrô vai dobrar número de lojas

29/08/2012 - Jornal da Tarde

TIAGO DANTAS

O Metrô deve ganhar mais 110 lojas até o fim do ano que vem – 30 delas na Linha 4-Amarela. Será possível comprar nas estações remédios, pacotes turísticos, perfumes e até vestidos de noiva. Em 2013, o número de pontos de venda poderá ser mais que o dobro do que é hoje. Atualmente, as cinco linhas da companhia têm 98 lojas.

Editais que vão permitir a concessão de espaço para interessados em administrar cinco lojas de calçados e moda praia ou um pacote de cinco empreendimentos que venderão roupas de casamento foram publicados nesta segunda-feira. Até dezembro, devem ser publicados editais para mais 28 lojas e um minishopping com 42 pontos de venda.

Os passageiros encontrarão as novas lojas de tênis, sandálias e chinelos nas estações Ana Rosa, Palmeiras-Barra Funda, Brás, Santana e Sé. “O objetivo é atrair empresas já consolidadas e de grande porte no setor”, diz o edital.

A expectativa do Metrô é que grandes marcas se interessem pelo novo pacote de lojas. “Temos um desejo de atrair marcas conhecidas”, afirma a assessora executiva da Gerência de Negócios da companhia, Dóris Lemos Vasconcelos. “Mas nada impede que um pequeno empreendedor também participe dos editais.”
As cinco novas lojas de noivas também devem ser administradas por um único grupo. A diferença é que ficarão no mesmo lugar: a saída da Avenida Prestes Maia da Estação da Luz, próximo à Rua São Caetano, também conhecida como “rua das noivas” devido à concentração de lojas do ramo.

O espaço hoje é ocupado por um empreendimento do tipo, cujo contrato com a companhia está perto de expirar. “Bastante gente que vai para a Rua São Caetano para aqui antes para ver vestido. O movimento é bem grande”, diz uma funcionária que não quis se identificar. “Não sei se compraria roupa de casamento, mas blusinhas para o dia a dia compro quase todo mês”, afirma a contadora Angela Castro de Souza, de 55 anos.

Angela diz que sempre para na mesma loja do Metrô São Bento para ver quais são as novidades da vitrine. “O bom de ter um ponto aqui é que o pessoal é obrigado a passar em frente pelo menos duas vezes por dia, quando vai e volta do trabalho. Uma hora acaba comprando algo”, avalia a comerciante Ivone Costa de Souza, de 34 anos, que vende roupas.

O mezanino da Estação São Bento deve receber 42 lojas até o ano que vem – hoje só há três funcionando. A ideia do Metrô é que o centro comercial seja administrado por um único empreendedor. Pesquisa feita pelo Metrô mostra que 60% dos passageiros do sistema já compraram alguma coisa dentro das estações. Alimentação é o item mais citado no estudo.

Na Linha 4-Amarela, a expectativa é aumentar o número de lojas de 30 para 60, segundo Donato Ponzio, gerente comercial da ViaQuatro, responsável por administrar o ramal. Neste caso, não é preciso lançar edital. “Já temos interessados para praticamente todos os novos pontos de venda”, diz Ponzio. Segundo ele, é possível que haja até um salão de beleza em uma das estações. Uma lavanderia chegou a sondar um espaço, mas, como o projeto exigiria um consumo de energia muito grande, foi descartado.


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