sexta-feira, 13 de julho de 2012

Obras no Metrô devem começar em 1 ano

12/07/2012 - Estado.com.br

CAIO DO VALLE

As obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo devem começar exatamente daqui a um ano, entre junho e julho de 2013, informou ontem o governo do Estado. Trata-se de um atraso em relação ao cronograma divulgado no ano passado pela própria Companhia do Metropolitano, que previa o início da construção já no segundo semestre de 2012.

Além disso, agora a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) estima que a linha somente deva ser inaugurada em sua totalidade em 2019, ou seja, três anos após o prazo informado pelo Metrô em outubro de 2011, quando a empresa revelou que empreiteiras poderiam apresentar manifestações de interesse na implantação do ramal.

Apesar de ter empurrado parte do cronograma para a frente, o governo informou que conseguirá encurtar em 34 meses o prazo para a escolha da empresa vencedora. Isso por causa do modelo definido para a parceria público-privada (PPP) da obra. As propostas de três dos oito consórcios e empresas interessados em tocar o projeto – ou seja, que manifestaram interesse em participar da empreitada – teriam ajudado a definir o formato da PPP. Essa linha será a primeira construída e operada pela mesma empresa.

O ramal, que ligará a Brasilândia, na zona norte, às imediações da Liberdade, na região central, terá 13,5 km de extensão e 15 estações. A entrega do trecho entre as estações Brasilândia e Água Branca deverá ocorrer antes, em 2016, segundo projeção do Metrô de São Paulo divulgada no início do ano. O tramo inteiro, que custará R$ 8 bilhões, é projetado para transportar 640 mil passageiros por dia, em uma frota de 29 trens.

O formato da licitação foi definido ontem, segundo o vice-governador Guilherme Afif Domingos, que preside o conselho gestor de PPPs do Estado. Ele disse que a licitação, que vai ser lançada em janeiro, será “de cabo a rabo”. O consórcio que vencer a licitação vai finalizar o projeto executivo, fazer a construção e ainda operar a linha quando ela estiver pronta.

Isso quer dizer que os endereços exatos das desapropriações – que passam por áreas valorizadas, como Higienópolis e Perdizes – serão definidos pelo grupo vencedor da disputa, mediante aprovação do governo. Há dois meses, a Companhia do Metropolitano informava que as ações de desapropriação deveriam ter início no segundo semestre deste ano, justamente quando, no ano passado, dizia que as obras começariam “caso todos os procedimentos burocráticos” ocorressem “sem entraves”. Não foi dada explicação para o atraso do início da obra. O governo já vinha analisando algumas propostas dos consórcios. Outras foram recebidas nos primeiros meses de 2012.

As propostas dos consórcios que ajudaram a modelar a PPP são Odebrecht Transport, Construtora Queiroz Galvão e Consórcio Galvão-Somague Engenharia. Pelo projeto definido ontem, o grupo vencedor terá de arcar com cerca de 20% do custo da obra. Mas terá de investir outros 30%, em forma de financiamentos. Já o Estado vai investir os outros 50%, mas na forma de debêntures. (Colaborou Bruno Ribeiro)

Estação em Higienópolis rendeu polêmica

O traçado da Linha 6-Laranja rendeu muita polêmica no ano passado. O Metrô alterou, no projeto funcional, o endereço de uma estação prevista para ficar na esquina da Avenida Angélica com a Rua Sergipe, em Higienópolis, bairro nobre da região central. A atitude resultou em um protesto organizado pela internet, que ficou conhecido como churrascão da “gente diferenciada”.

Essa foi a expressão usada por uma moradora do bairro ao explicar por que parte dos habitantes dali não queria uma estação de metrô no bairro. A parada, na opinião dela, poderia trazer “gente diferenciada” para as redondezas. Depois de alguns meses, o Metrô de São Paulo informou que a localização exata da estação seria a esquina da Rua Bahia com a Rua Sergipe. Haverá entradas também, por meio de passagens subterrâneas, nas proximidades da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

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