domingo, 20 de maio de 2012

Metrô diz que vai trocar sistema; falha surpreende especialistas

17/05/2012 - Folha de São Paulo

 A tecnologia usada no sistema de operação automática da maioria dos trens do Metrô deve começar a ser trocada a partir de junho. A grande diferença dele, com o que existe hoje, é que será permitido operar com mais trens em um mesmo ramal.

Presidente do Metrô diz que houve falha mecânica
Laudo sobre acidente do metrô deve demorar 30 dias
Passageiro diz que trens trafegavam próximos

A informação é de reportagem publicada nesta quinta-feira na Folha. A reportagem completa está disponível a assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

O novo mecanismo está em teste na linha 2-verde. Em tese, por ser uma tecnologia mais moderna, ela controla melhor a distância entre as composições. Apesar disso, tanto o sistema novo como o que está em uso atualmente não estão livres de panes.

Ontem, dois trens bateram na linha 3-vermelha e deixaram 49 feridos. A falha apontada como causa da batida é considerada como mais do que improvável por especialistas e funcionários. A versão oficial do governo de São Paulo é que um processador, instalado entre as estações Penha e Carrão, enviou informações erradas para o sistema.

Segundo o diretor do sindicato Alex Fernandes, uma hora antes do acidente, um maquinista de outro trem percebeu a mesma falha e avisou o metrô, por volta das 9h. À noite, o Metrô disse que não falaria mais sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário