sábado, 17 de setembro de 2011

Governador Geraldo Alckmin inaugura estações Luz e República nesta quinta-feira, dia 15

14/09/2011 - Governo SP              

A Linha 4-Amarela, com operação e manutenção pela concessionária ViaQuatro, passa a ter mais duas estações em funcionamento.

Nesta quinta-feira, dia 15, o governador Geraldo Alckmin vai inaugurar as estações Luz e República da Linha 4-Amarela do Metrô. O evento terá início às 9h30 quando haverá a recepção na rua Brigadeiro Tobias, nº 731,em frente ao acesso de mesmo nome da nova estação Luz. Na sequência, os convidados seguirão a pé percorrendo o trecho da praça sobre a nova estação Luz em direção ao acesso da avenida Cásper Líbero.

A cerimônia de inauguração da estação Luz da Linha 4 acontecerá no mezanino desta estação. Na ocasião, estarão presentes o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o presidente da Companhia do Metrô, Sérgio Avelleda, e o presidente da concessionária ViaQuatro, Luis Valença, além de outras autoridades.

As estações Luz e República entram em operação comercial logo após a inauguração pelo governador e funcionarão das 10h às 15h, de segunda a sábado, inclusive feriados.

O novo trecho tem 3,7 quilômetros de extensão, entre as estações Paulista e Luz, passando pela estação República e atenderá à região central da cidade. Com a inauguração das estações República e Luz da Linha 4-Amarela, estima-se em 100 mil passageiros/dia a demanda para a estação República e 132 mil passageiros/dia para a estação Luz.

Com a inauguração das estações Luz e República, a Linha 4-Amarela passará a ter nove quilômetros de extensão em sua operação comercial. Somados aos 65,3 quilômetros da Companhia do Metrô, totalizam 74,3 quilômetros de rede metroviária na capital paulista. O total de estações agora é de 64: 58 operadas pela Companhia do Metrô e seis pela concessionária ViaQuatro.

Com o funcionamento das novas estações República e Luz da Linha 4, o Metrô prevê uma redução de movimento nas estações Paraíso, Sé, Luz (da Linha 1) e no trecho Paraíso-Luz, o mais carregado da Linha 1-Azul. Também há a perspectiva de redução de movimento na estação Brás, em razão da integração com as linhas da CPTM em Luz.

A partir da consolidação da demanda da Linha 4-Amarela, ela deverá transportar cerca de 700 mil pessoas por dia, a partir de 2012.

Próxima etapa

Na sequência, será concluída a 2ª fase de implantação da Linha 4-Amarela, com a construção de um quilômetro de túnel até a futura estação Vila Sônia, além de complemento de acessos, acabamento das obras civis e instalação de sistemas operacionais e equipamentos em quatro estações: São Paulo -Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie. O percurso entre Luz e Vila Sônia terá 12,8 km de extensão e 11 estações. A previsão é que as obras restantes sejam finalizadas em 2014.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário