terça-feira, 10 de maio de 2011

Via Trolebus tras delatlhes da nova linha 6-Laranja do Metrô-SP

10/05/2011 - Via Trolebus

Trens sem condutores, portas de plataformas continuam...

Na primeira semana de maio o Metrô realizou uma audiência pública para apresentar à população detalhes da futura Linha 6 - laranja, que inicialmente vai ligar o bairro da Brasilândia a estação São Joaquim da linha 1-azul totalizando 15,3 km que vai transportar 638.000 passageiros por dia. Toda está extensão será subterrânea.

Via permanente e CBTC

A grande novidade é a volta do terceiro trilho que alimenta as composições, usadas nas linhas 1, 2, 3 do Metrô. A bitóla (largura dos trilhos) será de 1435mm, igual das linhas 4 e 5, que é conhecida por "padrão internacional". O Metrô prioriza começou a priorizar este tipo de trilho para facilitar a aquisição de material, já que o padrão internacional é mais facilmente encontrado para compra. É previsto o uso do CBTC, e o intervalo médio entre os trens será de 75 segundos.

Trens

Estão previstos 29 trens para o trecho, com o sistema driveless, ou seja, sem condutores, composições de 6 carros com passagem livre entre eles. capacidade nominal de 1650 passageiros, e um nível de conforto de 6 passageiros em pé/m2. Mas será mesmo que só vai ter este número de pessoas?
Ar condicionado, câmeras de vigilância, sistemas de detecção de incêndio também são previstos nas composições.

Nas estações

Escadas rolantes inteligentes que ajustam a velocidade de acordo com o fluxo de usuários. As portas plataformas continuam na linha 6, mesmo de anteriormente o secretário de transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes ter afirmado que não eram importantes. A arquitetura das estações também devem priorizar a iluminação natural visando economia de energia. Os bloqueios serão de vidro, iguais as novas estações da linha 2 e 4.

Estação Angélica de Fora

Moradores que não gostam de Metrô e que gostam de trânsito vão ficar felizes. A estação Angélica está de fora do projeto e volta a estação Pacaembu. Fontes disseram que após análise do distânciamento entre as estações e os pontos a serem atendidos, o Metrô considerou melhor retomar a estação Pacaembu, que está entre as estações Cardoso de Almeida e Higienópolis, além de estar em um local com mais dificuldade de acesso por conta da topografia.

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