segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Operação assistida nas estações Vila Prudente e Tamanduateí podem durar até julho

07/01/2011 - Folha Vila Prudente - Kátia Leite

Após a posse na tarde do dia 5, o novo secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes, mencionou um prazo não muito animador para expansão do horário de funcionamento: primeiro semestre. Ou seja, até julho os moradores da região podem continuar na expectativa para conseguir usar efetivamente as estações Vila Prudente e Tamanduateí da Linha 2-Verde.

No início desta semana, a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô havia informado que não existe previsão para o término da operação assistida nas estações Vila Prudente e Tamanduateí da Linha 2-Verde. As duas paradas funcionam apenas das 8h30 às 17h.

Na nota encaminhada à redação, a assessoria do Metrô menciona que a operação assistida visa “familiarizar a população” sobre a utilização das novas tecnologias oferecidas. A estação Vila Prudente foi inaugurada há mais de quatro meses, no dia 21 de agosto de 2010, e a Tamanduateí exatamente um mês depois. Vale ressaltar que nas demais estações da Linha 2 o prazo de “familiarização” durou cerca de 20 dias.

Apesar de indagada pela reportagem, a assessoria foi vaga na hora de mencionar os problemas que vêm dando muita dor de cabeça à direção do Metrô. A nota cita apenas que a operação assistida visa ainda “realizar os ajustes finais na operação de novos sistemas e equipamentos implantados” e repete outras afirmações feitas anteriormente (Leia a nota na íntegra).

Em seu site, no dia 23 de dezembro, o Metrô publicou na prestação de contas 2007 -2010 do Plano de Expansão que “dificuldades técnicas na implantação do novo sistema de sinalização e controle da movimentação dos trens, sob responsabilidade da Alstom, são a principal razão do atraso na operação em horário pleno”.

Conforme a Folha VP destacou em novembro, este novo sistema de controle de trens, conhecido pela sigla inglesa CBTC, foi implantado na Linha 2, justamente nas estações Vila Prudente e Tamanduateí. Se estivesse funcionando como o esperado, o CBTC permitiria que mais composições fossem disponibilizadas na rede, diminuindo o intervalo entre elas e consequentemente, a espera nas plataformas. Enquanto todo o conjunto de operação deste sistema (sinalização, comunicação e segurança) não estiver em excelentes condições, pode gerar riscos aos usuários.

A reportagem questionou também se será adotada alguma medida, inclusive judicial, contra a empresa fornecedora do sistema problemático. O Metrô não respondeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário